quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Rap morreu e perdeu espaço para o Funk????

Ao ler a matéria da revista Trip confesso que fiquei enfurecido. O Rap morreu então? Que ele desacelerou e saiu um pouco da mídia posso até concordar, é natural que com o tempo surjam novidades e estilos diferentes que sofrerão a mesma desaceleração pela qual o Rap está passando agora, mas que o Rap perdeu espaço para o Funk não concordo, porque, além de serem estilos musicais diferentes temos espaços e público isso não vamos colocar na questão. Porque o público do hip hop não é o mesmo do funk.
O Rap possui qualidade musical e está à frente com as suas excelentes produções. Temos aproximadamente cinqüenta lançamentos de Rap no Brasil a cada ano. Chutando baixo, creio que seja maior o número. Porque o Brasil é gigantesco. O Funk ainda é feito de maneira caseira. E praticamente só existe na cidade do Rio de Janeiro a sua maior produção de funkeiros. Não que não tenha em outras cidades como ; Fortaleza onde sei que o Funk é forte ou Recife outra cidade que o funk é forte. Mas 95% do funk ainda é Rio de Janeiro.
Mesmo com a crise mundial que está abalando o mercado, os artistas de rap lançam os seus álbuns sem medo. Há muito tempo não vejo tanta diversidade musical dentro de outros gêneros do Rap.
É claro que a aceitação do público pelo Funk é maior por falar sobre futilidades nas letras, pois, a maioria das pessoas não se interessa pelos problemas sociais. O que falta é ao Rap é espaço na mídia para este estilo que não serve como fantoche para a mídia, as letras são utilizadas como protesto, reivindicações e para expor nossa opinião sobre os problemas vividos pela sociedade.
Se o Rap está em crise, por que no sábado (11/04/2009) na quadra da Peruche tinha uma fila gigantesca que não diminuía para prestigiar o lançamento da revista Rap Nacional? Para realizar este evento tínhamos como um dos convidados o Dexter realizando o seu primeiro show após nove anos de detenção.O evento bombou a quadra da Peruche ficou pequena para o público do rap. Onde não houve brigas, ou vandalismo ao seu término. Todos se respeitaram, porque foi um evento de Rap, o mesmo evento que há alguns anos a mídia transformou num caos na praça da Sé em São Paulo com os Racionais, que também participaram do evento cantando com o Dexter.
O evento contou ainda com Gog. Paula Lima que é considerada a grande mestra da música brasileira, o grupo Consciência Humana fez um show inesquecível, Tribunais Mcs, Irmandade Negra, Facínora mcs e muitos outros também participaram.
E se o rap morreu por que é exibido o quadro Rapporter no programa Brothers na Rede Tv? Que é bem representado pelo Max B.O que surpreendeu a todos na primeira vez que foi ao ar por entrevistar as pessoas com rimas. Porque não colocaram alguém fazendo funk? Não seria possível, pois esse papel de seriedade é encontrado apenas nas letras do Hip Hop. Será mesmo que o Rap morreu?

Um comentário:

Eduardo Miglioli disse...

Ta certo mano. Esse 2010 é o ano do Rap do Interior do Paraná. Vários grupos como Rajada MC's, Pensamento Racional já lançaram seus discos. Mais que o Rap está perdendo para o Funk está. Em São Paulo o povo está lotando os Bailes Funk. Mais quando o Funk era bom, tinha o mesmo intuito do Rap que é falar da realidade, ele não era valorizado. Parece que as pessoas estão dando espaço para a Pornografia explícita causada pelo Funk, do que a forma de protesto em rimas feita pelo RAP, as pessoas estão valorizando mais gravidez precoce, pedofelia promovida pelo Funk, do que o Rap, que existe vários tipos de estilos como: Underground, Romantico, Agressivo, etc.