quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Debate é sempre bom participar

Vários filmes bons irão ser mostrandos na UFPR que mais uma vez se mostra a favor da populaçao, mostrando todas as formas artítiscas e culturais para o povão e de grátis ainda.
Em Curitiba existem lugares luxuosos que vivem trazendo inúmeras atração a preço fora da realidade brasileira.
Estou a ajudando a divulgaçao da primeira mostra de cinema e violência do CESPDH - Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná.
Espero que tenha mais amostras e diferentes temas para debates , e extremamente importante.
A mostra tem ingresso gratuito durante todos os dias, e para os que quiserem certificado de participação é necessário fazer a inscrição prévia pelo e-mail mostracinemaeviolencia@yahoo.com.br. o evento acontecerá nos dias 18 a 21 de novembro, no anfiteatro 100 da reitoria, sempre às 19:00 horas. após a exibição do filme, haverão debates sobre a temática abordada nos filmes.

1) Dia 18 de novembro: Filme Twin Peaks: Fire Walk With Me, debatedor Pedro Rodolfo Bodê de Moraes (professor doutor do departamento de ciências sociais - UFPR).
Twin Peaks: Fire Wal With Me (Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer), 1992. Diretor: David Lynch. Sinopse: Inicialmente uma série para a televisão, este longa foi lançado após a conclusão da série, em 1992. Vemos primeiramente as investigações do agente especial do FBI Chester Desmond no caso Teresa Banks. Então saltamos no tempo para uma semana antes do início da série, e acompanhamos todos os acontecimentos de Laura Palmer durante o eterno pesadelo até a hora de sua morte.

2) Dia 19 de novembro: Filme Titicut Follies, debatedora Ingrid Pavezi (mestranda em sociologia - UFPR).
Diretor Frederick Wiseman – Titicut Follies (EUA, 1967, 84 minutos)
Wiseman é considerado por muitos, um dos principais documentaristas vivos. Seus documentários ficaram conhecidos não apenas pelas suas temáticas (instituições públicas e os indivíduos que a perpassam), mas também pela sua forma narrativa: ausência de narração, trilha sonora, comentário ou entrevistas. O objetivo era filmar tal como se fosse uma "mosca na parede". Tal forma acabou sendo a marca comum aos cineastas do movimento americano "cinema direto", do qual Wiseman é dos seus principais expoentes. Seu primeiro filme, Titicut Follies (1967), acabou por se tornar também um dos seus mais comentados e controversos documentários. Em 84 minutos de duração,somos confrontados com as sociabilidades no interior de uma prisão psiquiátrica do estado americano de Massachusetts. O impacto do filme no período causou seu banimento por ordem da corte de Massachusetts até 1992, quando foi finalmente liberado.

3) Dia 20 de novembro: Seleção de curta-metragens sobre a interlocução cinema e violência, debatedor Paulo Scarpa (doutorando em sociologia - USP).
Curtas:

a) Santiago Alvarez
Santiago Alvarez (1919-1998) foi uma das mais importantes figuras do cinema cubano, em especial no período Castro. Começou sua carreira já aos 40 anos, fazendo documentários experimentais. Em 1959, co-fundou o Instituto del Arte y Industria Cinematograficos (ICAIC), um coletivo de diretores devotados a criação de filmes revolucionários. Os "documentários" de Alavarez são caracterizados pela temática anti-imperialista e pró-Castro. Formalmente, seus filmes têm um ritmo rápido, utilizando uma rápida justaposição de imagens, desde desenhos animados, fotografias, clipes de filmes antigos de Hollywood até cenas de conflitos armados entre estudantes e policiais, movimentos de rua pelos direitos civis americanos etc.
Em seu filme Now, por exemplo, Alvarez usa como trilha a canção anti-racista de Lena Horne (banida nos EUA durante os anos 60) como veiculo para justapor diversas imagens do movimento de direitos civis americano.
Em LBJ (as iniciais do presidente americano Lyndon Baines Johnson) utiliza o L, para imagens de Martin Luther King, B para Bob (de Robert Kennedy) e J para Jack Kennedy, seu irmão. É seu filme mais conhecido e comentado e também seu mais ousado e formalmente complexo.
Em El Tigre Salto Y Mato, Pero Morira... Morira... segue uma linha semelhante a Now, em que vemos Victor Jara (o cantor chileno torturado e assassinado após o golpe de Pinochet) cantando, intercalado com cenas de conflito urbano no Chile.
1965 - Now (5 minutos)
1973 – El Tigre Salto Y Mato, Pero Morira... Morira... (16 minutos)
1968 – LBJ (18 minutos)

b) Jean Luc-Godard
1993 – Je Vous Saluve Sarajevo – (2 minutos)
Um texto de Louis Aragon é lido por cima de uma fotografia da Guerra da Bósnia.
2000 – A Origem do Século XXI – (16minutos)
Este curta de Godard foi "encomendado" pela comissão do festival de Cannes de 2000 para sua abertura. A idéia era um curta que falasse sobre o século XX em passagem para o XXI. Nisso Godard faz um "temporal" de 17 minutos re-editando cenas de guerra, nazismo, atrocidades, intercalando-as com clipes de Maurice Chevalier no filme Gigi e de um próprio filme seu, À bout de souffle.

c) Theo Van Gogh
2004 – Submissão – (12 minutos)
O ultimo filme de Theo Van Gogh acabou por ser também seu mais conhecido. O curta trata do tratamento às mulheres nas sociedades islâmicas. Uma mulher rezando a Allá decide interpelá-lo diretamente e questiona sua crença e sua submissão, uma vez que tudo que experienciou na vida foi dor e sofrimento.
Pouco tempo após o filme passar na televisão holandesa, em agosto de 2004, Van Gogh foi assassinado por um fundamentalista islâmico, em resposta a Submissão. A polícia holandesa ofereceu proteção à Van Gogh, devido a ameaças que teria recebido, ao qual o diretor recusou e respondeu "não devemos incitar a violência pelo medo".

4) Dia 21 de novembro: Filme Barrela, debatedor Valter Cardoso (doutorando em Sociologia - UFPR).
“Barrela: escola de crimes (Brasil 1990. Duração 72 minutos). Direção: Marco Antônio Cury. Sinopse: Seis presos condenados a longas penas e confinados na mesma cela disputam o poder atrás das grades.A violência é a linguagem, o meio de diversão, o passatempo. O ambiente se torna ainda mais pesado quando um jovem de classe média, preso numa briga de bar, é jogado na mesma cela. A peça do dramaturgo Plínio Marcos, baseada em fatos reais ocorridos numa cadeia da cidade Santos, foi censurada durante vinte anos.BARRELA, diz o dicionário, é a água onde se ferve a cinza e que é usada pra branquear roupa ou água suja que não serve para nada. A expressão "cair na Barrela" significa desonrar-se; em gíria significa violência sexual.”

Um comentário:

Gisele disse...

Isso aí Dudu, debate é sempre bom participar mesmo.. Até porque os temas são interessantes..

To morrendo de sono, mas quandoe stiver melhor passo aqui com um comentário mais inteligente hehee

Bjs