terça-feira, 27 de maio de 2008

Graffiti não é cultura?


Muitos insistem em dizer que o Hip Hop não é cultura, que não passa de um movimento de baderneiros e revoltados sem causa. Pessoas conhecidas no meio da sociedade já falaram barbaridades alegando inúmeras mentiras sobre essa cultura. Não citarmos nomes porque irão faltar espaços. A “maudita” cultura surgiu no Brasil nos anos 80 antes do filme Beat Street chegar ao Brasil, claro que após o filme estar nas telas dos cinemas foi ganhado força. Com o filme os jovens se apaixonaram com a cultura Hip Hop que começa a ganhar terreno no Brasil.
Teve origem dentro do gueto nova-iorquinos nos anos 70 o Hip Hop se espalhou pelo mundo todo sem perder sua ideologia. È possível encontrar em muitos países o movimento e a postura cultural muito viva. Cada país com a sua maneira de passar e viver se adaptando a sua realidade.
O Brasil é uma grande força do Hip Hop mundial na América só perde para os criadores os Estados Unidos. Que é a maior potência dentro da cultura, o segundo país é a França. O Brasil fica em terceiro na questão de visibilidade e situação financeira. Ainda não é tudo profissional em nosso país, os seguidores encontram muitas dificuldades por ter poucas rádios que trabalha com o rap e questão da cultura Hip Hop. Mesmo tendo a facilidade da tecnologia ainda não existe um grande vasto de veículos de comunicação e outras empresas que trabalham com força total dentro do segmento.
Ainda lutando para o profissionalismo o Brasil tem grande importância dentro da chamada “cena do Hip Hop” mundial, o graffiti brasileiro é conhecido mundialmente pela sua originalidade e possuem os “The Kings” (gírias usadas pelos escritores de graffiti) os escritores de graffiti e irmãos “Os Gêmeos” são conhecidos mundialmente todos os escritores do mundo chamam os Gêmeos de reis do graffiti.
Todos estes elogios e admirações não são à toa, pois especialistas de artes admiram os trabalhos dos irmãos que cada vez mais ganham espaços em diversas galerias do mundo.
Não foi a toa que eles foram chamados para pintar no Museu de Londres o famoso Tate Modern recebeu as pinturas de Os Gêmeos e Nunka. Além dos brasileiros foram colocados os trabalhos do grupo Faile de Nova York, Jr de Paris; Blu, da Itália; E Sixart de Barcelona. A primeira vez que a famosa fachada do Tate Modern é pintada. O museu fica na margem do Rio Tâmisa. O nome da exposição “Street Art”. Dado interessante é a primeira vez que o gênero é exposto para um grande público de Londres. Lá em capital da Inglaterra existe uma policia contra os escritores de graffiti, os jovens se aventuram fazendo pinturas ilegais em trens e metros da cidade.
Além da exposição terá ainda a venda o Livro “Street Art- The Graffiti Revolution” de Cedar Levisohn, lançamento de luxo que trará a história da pintura na humanidade desde pintura rupestre até os o presente. Claro contará com intervenção de Os Gêmeos.

Um comentário:

Leticia disse...

Dudu, para de tomar cafe um minutinho e entra no www.bateuafome.blogspot.com e confira algumas dicas pra sair com a namorada no fim de semana!
bjos